A importância da privacidade na adolescência

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

adolescênciaA adolescência é considerada como a etapa da vida com maiores alterações e reafirmações por que todos passamos. Neste período é necessário e imprescindível que o adolescente tenha o seu próprio lugar onde possa viver, reflectir, pensar e ter o seu próprio espaço de privacidade.

É assim que o seu quarto se assume como o único local tanto da própria casa, como do mundo inteiro, em que o adolescente se sente dono do seu próprio espaço. É o seu espaço, controla-o, sente-o e vive-o. Tem a sua marca, sente-se ali protegido, sem que nada nem ninguém ali o possa magoar.

É no quarto que os jovens lêem, ouvem música, riem, choram e partilham brincadeiras com amigos, sendo por tudo isto que são tão ciosos do seu próprio espaço. O quarto tem a sua própria identidade, e é por tudo isto que não se devem armar discussões sobre a decoração, nem sobre as situações que o adolescente aqui expresse. Bater à porta antes de entrar num quarto de um adolescente é também algo que lhe dá segurança e confiança.

Na busca da personalidade, os adolescentes necessitam de uma certa privacidade e deixar de partilhar o quarto com irmãos mais pequenos é uma opção a considerar. Claro está, que devem ser estabelecidas regras claras de convivência, mas nenhuma delas deve invadir a privacidade do adolescente.

Deixe o seu comentário