A obesidade infantil pode causar problemas psicológicos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

obesidade infantilA obesidade infantil pode causar problemas psicológicos. A invasão da comunicação no século XXI, faz com que as crianças permaneçam mais tempo parados em frente aos computadores, jogando em rede, brincando com PlayStations, vendo DVD´s, televisão por cabo, etc. Tal passividade e falta de exercício, somado ao rápido aumento de consumo de fast food, contribuiu para o aumento do número de crianças obesas nos últimos anos.

Efectivamente, a obesidade infantil é um problema de tal forma que é preciso começar a enfrentá-lo logo desde a nascença, começando a alimentar os bons hábitos alimentares e o exercício físico. A obesidade pode causar outras doenças, sendo culpada pelos diabetes, problemas cardiovasculares, entre outras enfermidades. Contribui ainda para o aumento dos riscos de vir a padecer de doenças psicológicas em idade precoce.

Assumir esses riscos e tomar consciência desta realidade é o primeiro passo para começar com os bons hábitos e conseguir ter uma vida saudável. Alguns estudos referem que as crianças com pouca actividade física têm mais 80% de riscos de vir a sofrer alterações no seu desenvolvimento psicológico, 40% de risco para as que têm apenas um nível de actividade regular, enquanto apenas 11% das crianças mantêm um nível óptimo.

As crianças que sofrem de obesidade têm o dobro dos riscos de vir a padecer de problemas psicológicos, como problemas relacionados com hiperactividade ou impulsividade, do tipo autista, dificuldades na linguagem, depressão, entre outros. As crianças obesas têm problemas para se relacionarem com os outros, isolam-se e entram em depressão, reflectindo tudo isso nos seus hábitos alimentares, o que nos leva a concluir que a alimentação tem uma componente emocional.

A obesidade infantil é efectivamente um problema dos tempos modernos. É um dever dos pais cuidar da saúde dos seus filhos, pelo que o combate à obesidade infantil é uma das prioridades.

Deixe o seu comentário