O que significa ser pai

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ser paiSer pai é um tema onde existem muitas opiniões, mas vamos tentar pensar claramente, em todo o caso é uma questão muito importante para quem já é pai ou está a planear sê-lo.

Para ser pai, primeiro há que ter respeito por si próprio e ter a vontade de ter um filho, já que uma criança não deve vir ao mundo no meio de guerras conjugais ou se nem sequer é desejado. Uma criança deve vir ao mundo quando se sentir completamente seguro de que vai poder tomar conta dela, tomá-la a seu inteiro encargo e responsabilidade, além de ter consciência de que vai ter de cuidar dela durante muito tempo.

Não basta conceber um filho, é preciso estar com ele a cada momento da sua vida, a partir do momento em que sabemos que está na barriga da nossa companheira. É a partir do momento da gravidez que se deve começar a ganhar carinho pelos filhos. Depois é preciso cantar, brincar e depois conversar com ele e dizer-lhe o quanto dele gostamos… e esperar que nasça. Também o momento do parto é importante e pode gravar esses momentos para mais tarde ter alento, tal como a sua companheira, para terem força mais tarde e ajudar o vosso filho e crescer saudável e em segurança.

Após o parto e nos seus primeiros meses de vida, é preciso estar e acompanhar o mais possível a mãe, apoiá-la, ajudar com o bebé quando desperta durante a noite, brincar e conversar com ele. Os bebés já nos escutam a partir do momento em que estão dentro da barriga da mãe, já sentem quem são os seus pais e quem é seu familiar.

Antes era crença comum que o pai não era necessário para o desenvolvimento da criança, mas os tempos felizmente que mudam e agora podemos dizer que tanto o pai como a mãe são muito importantes para a criança. Um exemplo é o que pensam as crianças do seu pai, sendo muito comum a expressão “O meu pai é o homem mais forte do mundo”. Este é um claro exemplo de que é muito importante para a criança ter o pai ao lado, que possa velar por ela e ser responsável pelo seu desenvolvimento.

Deixe o seu comentário