Os pais e a adolescência

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

adolescênciaO processo de crescimento da infância até à adolescência pode ser doloroso tanto para pais como para filhos. Durante este período acontecem diversas mudanças que podem causar desequilíbrios no seio da família, mas, este é um processo natural, que devemos entender e adaptar-nos de acordo com as circunstâncias.

A definição de adolescência diz que este é o período durante o qual o individuo procura estabelecer a sua identidade adulta, baseando-se e apoiando-se nas relações parentais. Isto indica que existe uma grande quota-parte de responsabilidade dos pais em relação à formação do carácter dos seus filhos e do que eles irão ser no futuro.

É muito difícil esta transição e uma das mais importantes, onde acontecem tanto mudanças físicas como psicológicas e é o início da viagem para a vida adulta e da busca da própria identidade. O adolescente mostra-se distante, agressivo, com variações de humor e facilmente irritável, pois é a partir deste período que ele procura o seu próprio espaço a partir do qual irá começar a travessia que o irá definir como pessoa.

Este processo é muito doloroso para os pais, uma vez que estão perante um ser em mudança e que se mostra muito diferente do que conheciam, mas os pais não se devem preocupar demasiado se estiverem certos que o seu meio familiar tem valores claros e definidos e que também existe amor e carinho para com ele.

Deve ser-lhe dado espaço e não tentar entendê-lo. Pode-se aconselhar o adolescente, mas sem o asfixiar, sendo a coisa mais importante que ele seja aceite da forma que ele quer. Embora o adolescente tenda a julgar e desafiar os pais, é preciso saber que ele também está a olhar para os pais como um modelo do que poderá ser no futuro.

É preciso haver respeito entre todos e fazer saber ao adolescente que ele será sempre aceite. Geralmente durante este período costumam ter a auto-estima em baixo e tudo o que lhes seja dito será tomado em conta nas suas próximas decisões.

É uma etapa maravilhosa, onde o filho forma a sua personalidade e uma das partes mais importantes da sua vida.

Deixe o seu comentário