Qual a melhor idade para engravidar?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

gravidezDecidir qual a melhor idade para engravidar é algo bastante difícil, pois existem vantagens e desvantagens consoante a idade com que engravide. Mulheres na casa dos 20 anos estarão fisicamente melhor preparadas, mas mulheres mais velhas podem ter mais estabilidade financeira e maturidade emocional para criar uma criança. Vamos abordar os prós e os contras de engravidar consoante a idade da mulher.

Mulheres dos 20 aos 24

Este é o período mais fértil numa mulher, com as estatísticas a mostrarem que existe 20% de hipótese por mês de engravidar se praticar sexo sem protecção. Do ponto de vista físico, esta será a melhor idade para engravidar pois para a mão os riscos de hipertensão e diabetes são extremamente baixos e para o bebé a probabilidade de um aborto é inferior a 10%. As probabilidades de se formarem anormalidades no feto nunca serão tão baixas como nesta idade. Em termos emocionais, as mulheres mais novas preocupam-se mais com a sua figura física e com as consequências para o corpo que uma gravidez acarreta. A maturidade e estabilidade financeira também podem não ser as melhores.

Mulheres dos 25 aos 29

Mulheres com estas idades que levem uma vida saudável estão praticamente nas mesmas condições que as mulheres mais novas no que toca a engravidar. Até aos 30 anos, as mulheres conseguem ainda recuperar bastante bem do parto e perder o peso que ganharam durante a gravidez com alguma facilidade. O risco de doenças relacionadas com a gravidez também é muito baixo, quer para a mãe quer para o bebé. O risco de aborto aumenta ligeiramente, para a casa dos 10%. A nível financeiro e emocional, mães com estas idades poderão estar melhor preparadas para criar um filho.

Mulheres dos 30 aos 34

A fertilidade de uma mulher começa a diminuir a partir dos 30 anos, mas tal acontece gradualmente. A possibilidade de uma cesariana ser necessária é duas vezes maior em mulheres entre os 30 e 34 anos, e podem ser necessários por vezes tratamentos para a infertilidade. O risco de aborto situa-se perto dos 12%. Apesar destas condicionantes, engravidar nestas idades é uma opção muito real, até porque a mulher já se encontrará provavelmente com uma situação profissional e financeira estável, surgindo nestas idades o desejo de começar a construir uma família com filhos.

Mulheres dos 35 aos 39

A partir dos 35 a fertilidade começa a cair mais rapidamente, pois os ovos da mulher são mais velhos, tornando mais difícil fertilizá-los. Os tratamentos contra infertilidade também se tornam menos eficazes e a probabilidade de uma cesariana ser necessária aumenta. O risco de aborto sobe para os 18%, tal como a probabilidade do bebé nascer com algum tipo de deficiência (apesar das hipóteses ainda serem muito baixas). As mulheres que engravidam com estas idades sentem-se mais ansiosas durante a gravidez pois estão normalmente cientes destes riscos.

Mulheres com mais de 40 anos

Mulheres com mais de 40 anos com vidas saudáveis ainda conseguem engravidar, mas os ricos para ela e para o feto são maiores, pelo que deve consultar um médico se pretende engravidar com esta idade.

Deixe o seu comentário