Sintomas de gravidez

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

gravidaSintomas de gravidez. Nem todas as mulheres conseguem perceber facilmente que estão grávidas. Grande parte delas só desconfia dessa possibilidade no momento em que o óvulo fertilizado é implantado na parede uterina, alguns dias após a fertilização.

Algumas demoram até mesmo semanas e só começam a suspeitar da gravidez quando se dão conta que a menstruação está atrasada.

Os testes de gravidez podem ser encontrados em qualquer farmácia. Eles detectam a hormona gonadotrofina coriónica que é produzida pela placenta e se encontra no sangue e na urina de qualquer mulher grávida.

Por mais subtis que os sintomas possam parecer, há algumas formas de detectar o início de uma gravidez, prestando atenção a alguns detalhes:

 

Quais são os sintomas mais frequentes da gravidez?

 

Atraso menstrual

Basicamente esta falta alerta para uma possível gravidez. Se é regular e o período atrasa-se mais do que uma semana ou dez dias, poderá ser uma possibilidade muito real. No entanto, se o seu período é irregular e tem dúvidas sobre se está grávida, o melhor será fazer um teste de gravidez.

 

Vómitos e náuseas

Geralmente acontecem de manhã as alterações hormonais que causam estes sintomas, mas poderão não acontecer em todas as mulheres.

 

Sensibilidade mamária

Os peitos ficam maiores e mais sensíveis logo desde o início da gravidez, os mamilos podem ficar mais escuros e os vasos sanguíneos da zona ficam com uma cor violeta azulado devido ao aumento da circulação do sangue na zona.

 

Sono e cansaço

No primeiro trimestre o corpo começa a gerar mais sangue, o que produz mais cansaço e sonolência.

 

Dores de cabeça e enjoos

Ao baixar a pressão sanguínea devido à produção de mais sangue como referimos anteriormente, tornam-se frequentes as tonturas (principalmente de manhã) e dores de cabeça devido ao aumento de volume do sangue.

 

Corrimento vaginal

O colo do útero começa a formar um tampão mucoso para proteger o bebé de infecções, produzindo corrimento vaginal, o que numa gravidez normal não produz odor nem irritação.

 

Vontade constante de urinar

O aumentar de tamanho do útero irá pressionar a bexiga, fazendo com que se tenha mais frequentemente vontade de urinar, aumentando cada vez mais com o passar dos meses.

 

Desejos

Embora não se saiba exactamente qual a natureza dos desejos, 90% das mulheres sente necessidade de ingerir um ou vários alimentos específicos.

 

Acidez gástrica

Com o decorrer da gravidez, o sistema digestivo fica mais lento e o útero começa a crescer fazendo com que o estômago se posicione mais acima do que o normal. A acidez geralmente aparece à noite.

 

Salivação

É provável que haja bastante segregação de saliva, até litro e meio por dia.

 

Hemorróidas e prisão de ventre

Como já referimos o aparelho digestivo fica mais lento, o que origina prisão de ventre e pressão sobre o recto, que pode causar hemorróidas.

 

Estes são os sintomas mas comuns de uma gravidez, mas o melhor será fazer mesmo o teste de gravidez para que possa tomar o controlo da gravidez o quanto antes.

Deixe o seu comentário