A saúde da boca dos seus filhos

dentesA saúde da boca dos seus filhos também faz parte dos cuidados de saúde a ter em conta durante o seu crescimento. Isto é algo que se deve ter em conta logo na gravidez, através de uma alimentação correcta, na qual devem estar presentes as proteínas, o cálcio, fósforo e as vitaminas A, C, e D.

A primeira visita ao dentista deve ser feita aos 3 anos de idade aproximadamente, e depois fazer visitas periódicas a cada 6 meses. É aos 6 anos que aparecem os pré-molares, e entre os 5 e os 6 anos começa a substituição dos dentes temporários, o qual irá terminar apenas aos 13 anos aproximadamente.

No caso da criança apresentar algum traumatismo, deve ser consultado um odontologista o quanto antes. Recordemos que os traumatismos podem ocorrer em dentes temporários ou permanentes. Segundo o grau do traumatismo, é sempre recomendável aplicar a vacina contra o tétano.

Deve acompanhar o seu filho nas situações em que haja algum perigo para o poder guiar nesses momentos, ajudando-o a adquirir destreza e capacidade para os poder superar. Os acidentes com os dentes podem ser prevenidos utilizando protectores bucais sempre que praticar algum desporto que possa afectar esta parte do corpo. Não se esqueça que se deve evitar o uso de brinquedos com rodas antes dos 3 anos de idade.

Deixe o seu comentário