As capacidades sensoriais do bebé

bebéDurante a primeira semana de vida do bebé, a sua visão é limitada, podendo concentrar a sua atenção nos objectos que estejam apenas a 20cm dos seus olhos. Esta é a distancia entre o bebé e a cara da mãe quando está a dar de mamar. Em poucas semanas a sua visão irá melhorando e começará a ver objectos que estão mais longe e que lhe chamem a atenção.

A maioria dos bebés pode distinguir também diferentes formas. Apesar de não conseguirem distinguir todas as subtilezas da cara humana, a maioria dos bebés, consegue no entanto, distinguir um rosto humano de qualquer outra forma. Aproveite este facto para fazer contacto visual com o bebé e sorrir-lhe frequentemente. Ele irá devolver o contacto com os olhos quase de imediato e à medida que passe o tempo, irá também devolver um sorriso.

A maioria dos bebés também tem uma capacidade limitada para seguir os objectos com a cabeça e os olhos ou somente com os olhos. Os bebés podem identificar o movimento apenas a uma distância curta e somente se os objectos se moverem lentamente. Isto acontece nos primeiros meses de vida, uma vez que o bebé vai adquirindo a necessária maturação neuronal para coordenar os movimentos.

Deixe o seu comentário