As crianças e os problemas de aprendizagem

aprendizagemA aprendizagem das crianças é fundamental para a sua vida e algo que lhes dará ferramentas para enfrentar o seu futuro. Os problemas de aprendizagem nas crianças são algo que devemos detectar o quanto antes, uma vez que afectam 1 em cada 10 crianças.

Estes problemas podem ser detectados logo a partir dos 5 anos de idade e afectam não só o seu rendimento escolar como também as suas relações pessoais. Estas crianças esforçam-se muito por cumprir, por se portarem bem, seguir as regras, com a diferença de não o conseguirem fazer tal como os outros e com o mesmo nível de inteligência.

Quando uma criança tem problemas de aprendizagem não é muito difícil detectar, basta estar atento ao seu comportamento. As crianças com este tipo de dificuldades não dominam as destrezas básicas de leitura, escrita, matemática, entre outras, e fracassam nos estudos. Além disso têm dificuldade em recordar o que lhes foi dito, tal como facilmente perdem o seu material escolar.

Irritam-se e excitam-se com facilidade e não entendem muito bem o conceito de “tempo”, confundindo, por exemplo, “ontem” com “hoje”.

Não têm também uma boa coordenação motora.

Em relação à parte da leitura, a criança aproxima-se muito do livro, dizendo palavras em voz alta, vendo a dobrar, omitindo e invertendo as palavras, entre outras atitudes.

Quando escrevem invertem igualmente as letras, escrevendo irregularmente. Não deixam espaço entre as palavras e agarram no lápis de forma desajeitada.

Socialmente, a criança é hiperactiva e tem pouca auto-estima.

Deixe o seu comentário