Cuidados com a gravidez múltipla

gravidez de gemeosQuando se está grávida de gémeos deve cuidar-se de forma diferente do que se fosse uma gravidez normal.

As gravidezes múltiplas são caracterizadas como podendo ser de alto risco, devendo ser seguidas pelo médico da seguinte forma: segundo o seu historial clínico, idade e estado físico, e também dependendo do número de fetos e da tolerância a diversos medicamentos, terapias ou procedimentos clínicos.

O controlo feito aos bebés deve ser feito mais frequentemente do que numa gravidez normal, devendo haver um aumento da nutrição e um maior repouso. É aconselhável que consulte um médico perinatologista, o qual poderá efectuar estudos especiais e avaliações através das ecografias, podendo assim controlar toda e qualquer complicação que possa eventualmente surgir.

Em alguns casos podem ser administrados medicamentos com tocolíticos no caso de existir risco de parto prematuro. Estes medicamentos têm como objectivo deter ou atenuar as contracções e costumam conter sulfato de terbutalina e magnésio, podendo em alguns casos serem também administrados medicamentos com corticosteroides que aceleram a maturação dos pulmões dos bebés que são muitas vezes um dos problemas mais comuns nas gravidezes múltiplas.

 

Como vai ser o parto?

O parto por via vaginal é o mais normal, no entanto se existir algum risco poderá ser feita uma cesariana. A cesariana é feita caso algum dos bebés se encontre numa posição “anormal”, devido a problemas com a mãe ou por estar a sofrer.

Após o nascimento os bebés devem ser levados para uma sala de cuidados intensivos neonatais para recebem mais e melhores cuidados, e logo que se possam alimentar, crescer e manter a sua temperatura corporal. Se o parto decorrer normalmente e sem qualquer tipo de problema os bebés serão simplesmente levados para uma sala de cuidados especiais para um melhor controlo das suas condições.

Deixe o seu comentário