
Para manter os seus padrões normais de peso, durante toda a sua gravidez é fundamental que procure fazer uma dieta apropriada para grávidas. Basicamente este tipo de dieta segue os padrões ideais de qualquer outra dieta saudável, sendo que a única coisa que se modifica é o número de calorias a ingerir diariamente. Tendo em conta que uma mulher grávida está a dar vida a outro ser, esta deverá consumir mais 300 kcal do que o normal, de forma a nutrir devidamente o bebé.
Como fazer a sua dieta?
Eis o que deverá compor a sua dieta:
-
Cereais, preferencialmente integrais;
-
Leite e seus derivados, devendo estes ser magros;
-
Fontes proteicas, como carne branca, vermelha, peixe, soja, feijão e ovo;
-
Vegetais, como cenoura, brócolos, espinafres, beterraba e tomate;
-
Consumir no mínimo 1.5l de água por dia;
O que evitar?
-
Consumo de peixe ou moluscos mal passados ou crus; Durante a gravidez deve ter o cuidado de consumir estes alimentos bem cozinhados, pois estes quando não se encontram bem passados poderão conter bactérias, como o parasita toxoplasma, sendo este muitas das vezes associado ao aparecimento de problemas cerebrais.
-
Peixes com elevado teor de mercúrio, como a cabala, o atum branco e o peixe-espada;
-
Carne mal passada;
-
Leite e derivados de leite não pasteurizados; Deve excluir totalmente o consumo de alimentos não pasteurizados, uma vez que estes alimentos poderão conter a bactéria listeria, sendo esta muitas das vezes associadas a aborto e partos prematuros.
-
Salsichas cruas e alimentos fumados;
-
Ovos crus, ovos mal passados, uma vez que poderão conter salmonelas;
-
Consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que esta prática poderá causar dano fetal;
-
Muitos alimentos fritos;
-
Muitos doces;
Como pode verificar a alimentação de uma grávida requer alguns cuidados, pois para a grávida e o bebé terem saúde existem alguns sacrifícios a fazer, passando estes pela prática de uma alimentação saudável e equilibrada. Pois como sabemos uma má alimentação poderá acarretar inúmeros problemas de saúde, tanto para a mamã como para o bebé. Eis o que pode advir de uma má alimentação:
-
Diabetes;
-
Aumento da tensão arterial;
-
Infeções pós parto;
-
Necessidade de realização de cesariana;
-
Parto prematuro;
-
Deformações fetais;
-
Morte fetal;
Para além da prática de uma boa alimentação, se quer ter uma gravidez saudável a prática de exercício físico moderada também poderá ser ótima para a sua saúde e para a do seu bebé.