Existem Sintomas da Fecundação?

Sintomas da Fecundação
Muitas mulheres interrogam-se se existem sintomas da fecundação ou quando a concepção ocorre. A concepção de um bebé é quando o óvulo de uma mulher é fertilizado pela ação de um espermatozoide, resultando numa gravidez. Pouco depois de ser fertilizado, o óvulo é implantado no seu revestimento, que forma a placenta. Estas mudanças no corpo podem fazer com que uma mulher tome consciência de que está grávida, embora nem todas as mulheres reparem nisso.
Isto faz com que o corpo produza uma substância tecnicamente chamada gonadotropina coriónica humana ou hCG, mas é mais popularmente conhecida como a hormona da gravidez e é responsável pela razão pela qual começamos a sentir muitos dos sintomas da fertilização.
Dependendo dos dias que passaram da ovulação à fertilização, pode experimentar diferentes sintomas de concepção, algo que pode variar de uma mulher para outra, uma vez que nem todos são iguais.
No caso das mulheres mais sensíveis, especialmente entre as que já passaram por uma ou duas gravidezes, podem saber imediatamente se estão realmente grávidas ou não, algo muito curioso para o qual a medicina não tem uma explicação precisa, mas ainda assim é algo muito agradável entre as mulheres.
O tempo necessário para que os sinais e sintomas da concepção apareçam pode variar muito entre as mulheres. Alguns notam-no dentro de poucos dias após a ovulação e outros até semanas depois.
Embora a forma mais fiável de saber se uma mulher está grávida seja fazer um teste de gravidez, existem sinais e sintomas muito clássicos que se podem manifestar num período de tempo muito curto, como por exemplo:
  • Uma queda na temperatura corporal basal no mesmo dia em que ocorre a implantação. Neste caso, uma mulher pode ter uma mancha rosa claro na sua roupa interior, o que se chama hemorragia de implantação, sendo este o primeiro dos sintomas da concepção.
  • Cerca de quinze dias após a ovulação, uma mulher pode falhar o seu período e notará um ligeiro aumento da sua temperatura corporal. Isto deve-se principalmente ao aumento da progesterona, a hormona que mantém o revestimento do útero para a gravidez.
  • As náuseas matutinas podem ser outro sinal claro de gravidez, embora possam ocorrer em qualquer altura do dia. A sensibilidade a diferentes cheiros também pode aparecer. Também pode haver uma repulsa repentina por um alimento de que anteriormente gostava, desejos por certos alimentos, etc.
  • A fadiga pode ser outro sintoma que aparece nas primeiras semanas de gravidez, aproximadamente entre 3 e 10 semanas.
  • A tensão arterial baixa é outro sintoma ou mesmo um baixo nível de açúcar no sangue, que afeta a energia de uma mulher grávida.
  • O desconforto do mamilo e a sensibilidade mamária são muito comuns nas primeiras semanas de gravidez, embora possam durar até meses mais tardios.
  • O aumento dos seios também será muito frequente nestes casos.
Estes são alguns dos principais sintomas da concepção, embora não quiséssemos terminar este posto sem nos lembrarmos de outros como dores lombares, sonolência, obstipação e micção frequente, entre outros.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.