A Importância de Escolher um Bom Leite de Crescimento

leite de crescimento
Quer seja mãe ou pai, uma das principais preocupações é que o seu filho cresça forte e saudável. Embora seja bem conhecido que os alimentos são muito importantes para este efeito, não devemos esquecer que na dieta dos mais pequenos não pode faltar o principal produto: leite. Normalmente, nas primeiras fases da vida, as mães escolhem dar leite materno e, com o passar do tempo, este dá lugar ao leite de vaca. Embora estas sejam duas opções muito boas, não devemos esquecer que existem outros produtos no mercado que podem ajudar o desenvolvimento dos nossos filhos, referimo-nos mais precisamente ao leite de crescimento. Este é um produto perfeitamente adequado e adaptado para fornecer todos os nutrientes necessários às crianças, para assim poderem crescer da melhor maneira possível.
Embora este produto seja adequado para qualquer fase da vida dos mais pequenos, devemos ter em conta que dar-lhes leite de crescimento a partir dos 12 meses é da maior importância. Dizemos isto porque a partir dos 6 ou 7 meses de gestação até a criança completar 3 anos de idade vai ser a fase em que a criança se vai desenvolver em diferentes aspetos, especialmente os físicos. Neste caso, o desenvolvimento visual, intelectual e, acima de tudo, cerebral é importante. Certamente que quer que o seu filho tome os nutrientes de que necessita para um crescimento adequado e é por isso que deve dar este tipo de leite.
Apesar da crença que o leite de vaca ser muito bom para as crianças (não queremos dizer que não seja), contudo, o leite de crescimento tem uma maior quantidade de ferro, que é um mineral essencial para o desenvolvimento dos pequenos. O leite de vaca carece deste mineral ou tem-no em quantidades muito pequenas, daí a necessidade de um suplemento nutricional que forneça o ferro de que os pequenos precisam para crescer. O leite de crescimento é o companheiro ideal para esta primeira viagem porque não só tem uma quantidade significativa de ferro, como também tem Omega 3 e ambas as substâncias são componentes essenciais para que a criança se desenvolva devidamente.
Para além disso, o leite em crescimento tem um valor acrescentado. Isto é, tem o cálcio e a vitamina D de que os mais pequenos necessitam, simulando neste sentido o leite materno, fornecendo assim energia às crianças. Não menos importante, o leite de crescimento foi elaborado com outros minerais tão importantes para o desenvolvimento do seu filho, como por exemplo iodo, zinco ou vitamina E.

O que dizem os especialistas?

Devido à mudança no ritmo de vida das famílias hoje em dia, a alimentação dos mais pequenos tem sido um pouco negligenciada. Embora o leite continue a ser um produto comum na dieta, esquecemos como é importante dar ao nosso filho um leite adequado que contenha todos os nutrientes. O desenvolvimento adequado do pequeno deve ser a nossa principal premissa e isso só pode ser alcançado se lhe dermos os minerais certos. Antes de entrarmos numa dieta cheia de alimentos podemos optar por dar o leite de crescimento que combina todos estes minerais no mesmo produto.
Segundo os especialistas, esta é uma prática que se está a perder, pelo que devemos escolher um bom leite de crescimento e evitar que o nosso filho tenha deficiências a este respeito. Além disso, estes especialistas acrescentam que o ideal é que bebam entre 2 a 3 copos de leite diariamente e que esta ingestão nunca deve faltar ao pequeno-almoço para que possam enfrentar o dia com energia e vitalidade.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.