Necessidades básicas da nutrição infantil

nutrição infantilA nutrição infantil apresenta diferentes necessidades em relação aos adultos, como a quantidade de calorias, proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, minerais e água que cada individuo precisa, de forma a assegurar o seu crescimento e “manutenção” do organismo, as quais se satisfazem através de uma dieta variada e equilibrada.

Uma alimentação correcta é aquela que apresenta variedade e que é composta pelos cinco grupos de alimentos e em quantidade suficiente e equilibrada. A quantidade deve estar directamente relacionada com a idade e a actividade física e intelectual, que é feita pela criança e deve de estar bem distribuída, já que se devem fazer quatro refeições durante o dia.

A ingestão de calorias deve ser adequada para manter o peso normal, de forma a evitar tanto a má nutrição como a obesidade, já que a dieta deve ser constituída por 60% de hidratos de carbono, 15% de proteínas e 25% de gorduras e será necessário consumir diariamente alimentos dos cinco grupos, que compõem a pirâmide dos alimentos.

É muito importante ter em conta que uma dieta severa, levada a cabo sem o controle de um nutricionista, altera o crescimento de duas formas possíveis:

  • Se a má nutrição durar pouco tempo, o atraso de crescimento é recuperado tão rápido quanto se volte a uma alimentação adequada.
  • Se o défice alimentar se prolongar por demasiado tempo, a fase de recuperação não acontece, mesmo que se restabeleça uma dieta, equilibrada com suplementos.

Deixe o seu comentário