Prevenir os piolhos e lêndeas

piolhosPiolhos e lêndeas invadem as cabeças de crianças e adolescentes com maior frequência e os surtos aumentam em épocas escolares e com o aumento do calor nos dias de verão. Recordemos que o piolho se desenvolve de uma forma muito particular.

A fêmea do piolho põe o ovo do qual nascerá a lêndea, que se irá agarrar ao couro cabeludo e chupar o sangue da cabeça do individuo em questão. De seguida irá crescer o piolho que começará a picar e a reproduzir-se. Esta situação deve ser prevenida de várias formas, tal como se seguida vamos ver.

Para começar lembremo-nos da importância de lavar frequentemente o cabelo, penteá-lo e verificar frequentemente a cabeça das crianças para ver se têm piolhos. Deve-se também limpar os pentes e as escovas sempre que forem utilizados. Em épocas escolares é ainda importante fazer notar à criança que não deve partilhar artigos que entram em contacto com a cabeça, tais como pentes, chapéus, gorros, entre outros.

Se descobrir que o seu filho tem piolhos deve de imediato molhar todo o cabelo com uma loção própria, que pode adquirir em qualquer farmácia. Não deve lavar o cabelo antes de a aplicar, nem tapá-lo com uma toalha depois porque absorve o produto.

A cabeça pode ser coberta com uma touca em plástico se preferir. 4 horas após a aplicação deve lavar a cabeça com um champô normal e enxaguar com água e vinagre (uma parte de vinagre e duas de água). Deve também evitar usar o secador. Finalmente para limpar os piolhos e as lêndeas com um pente fino.

Deixe o seu comentário