Teste de ovulação, quando estou a ovular?

Teste de ovulação
Um teste de ovulação diz-lhe as datas do mês em que ovula. Ajuda a melhorar as suas hipóteses de engravidar, por isso é útil ter um à mão.
Estes testes são muito simples, rápidos e fáceis de interpretar. Também lhe dizem se a ovulação está iminente, se já ocorreu ou se está próxima.
A ovulação ocorre quando o ovário liberta um óvulo (por vezes mais do que um óvulo pode ser libertado) e é o tempo fértil do seu ciclo menstrual. Cada mês um óvulo amadurece dentro de um ovário. Quando o ovo atinge um certo tamanho, deixa o ovário e desce a trompa de Falópio em direção ao útero. O fato do ovário libertar o óvulo é bastante arbitrário, porque a ovulação não se alterna necessariamente entre cada ciclo.
Os testes de ovulação vêm geralmente de duas formas: tira ou termómetro.
O que estes testes fazem é medir a presença da hormona luteinizante (LH) na urina. Esta hormona está presente no sangue e urina da mulher e é a que causa a ovulação e estimula a formação de progesterona para preparar o endométrio para a implantação do óvulo fertilizado.
Os níveis desta hormona começam a subir rapidamente, entre 24 e 36 horas antes do início da ovulação (pico de LH), e são suficientemente elevados para serem detectados na urina através de um teste de ovulação.
Estes testes são muito simples, rápidos e fáceis de interpretar. Também lhe dizem se a ovulação está iminente, se já ocorreu ou se está próxima.
Lembre-se que também pode calcular quando estiver a ovular, embora de forma menos fiável, fazendo os seguintes cálculos: Para um ciclo normal de 28 dias, que começa no primeiro dia do seu período, a ovulação tem lugar no dia 14. Mas também é possível que tenha um ciclo mais curto ou mais longo. Exemplo: se o seu ciclo for de 24 dias, a ovulação tem lugar no dia 10. O seu período fértil corresponde aos 4 dias antes da ovulação e 1 dia depois.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.